3.6.07

[Livre] Semana Mundial do Som com Software Livre

Semana Mundial do Som com Software Livre
03 a 10 de junho


Largue tudo o que você está fazendo, escolha sua distribuição favorita, deixe tudo rodando bonito e grave um som num sistema livre!

  • Envie seu som para acervo.estudiolivre.org com as informações dos processos e softwares utilizados no campo 'descrição';
  • Os arquivos deverão levar a tag 'semussum';
  • Vale qualquer tipo de som, música, voz, samples, loops, rádio transmissões, ruídos e experimentos com duração até 15 minutos;
  • As publicações deverão utilizar licenças livres de acordo com a politica de uso do site - http://estudiolivre.org/politicadeuso;
  • Os sons deverão ser produzidos e enviados entre 03 e 10 de junho (não vale começar antes hein!);
  • Ao final, será lançada uma coletânea dessa empreitada em estudiolivre.org/semussum.

fonte: estudiolivre.org

16.5.07

[Texto] A cara

Vagando pela internet, sedenta por novidades para pendurar aqui, encontrei esse texto. Achei legal e ei-lo aqui!!! No site de Custódio (www.custodio.net), encontrei -além de A Cara - quadrinhos, tiras, charges e outras coisitas legais. Ta aí a dica...

A Cara
A cara é um barato. Sempre ali, entrevista entre os ouvidos, outdoor de nós mesmos, a bandeira da nossa personalidade fincada no alto do corpo. A cara é única - ao contrário da face, que são duas- e por isso mesmo não se deixa bater. Ela está em todo lugar: no caráter, na característica, na carapaça, em Carapicuíba, Caratinguetá e em Caraguatatuba. A cara é uma coisa fora de série, embora sempre acham alguém parecido com a gente em lugares em que nunca demos as caras. A cara é bastante eclética. Pode ser usada tanto no lazer quanto no trabalho, embora neste último ela só vá amarrada. Ao contrário das roupas, a cara costuma estar muito amassada quando saímos pela manhã e vai desamassando no decorrer do dia. Por isso mesmo, a cara é o supremo "prêt-a- porter". Ela pode lhe dar fama, poder, dinheiro e sair estampada na capa da revista Caras, ou pode te levar em cana desenhada nos cartazes de"PROCURA-SE".A cara é sócia da coragem, mas no prejuízo a coragem é a primeira a fugir. É a cara que sustenta a mentira deslavada que contamos, que carrega a vergonhaque às vezes não temos, que leva os tabefes que não soubemos evitar. Seja branca, vermelha, negra ou amarela, todas nascem japonesas, mas vão se definindo ao longo dos anos, ganhando contornos, carregando histórias, declarando nossa idade, nossas origens, adivinhando nosso futuro. Cara é passado e é destino. Dá muito dinheiro aos cirurgiões plásticos e nenhum aos cardiologistas, pois quem vê cara não vê coração. Às vezes, porém, a cara se empolga, se expande, se projeta, ganha altivez, toma espaço subindo rumo aos céus e, quando menos se espera, olha lá- estamos carecas. Grande companheira, de manhã acorda antes mesmo de ficarmos em pé, nos saudando enquanto escovamos os dentes, nos cumprimentando dentro do elevador, nos reconhecendo nos espelhos e vitrines, escutando nossos desabafos no banheiro e chorando junto conosco escondida entre as mãos. Ruga a ruga, será cumplice da nossa decadência, testemunha da nossa fragilidade, solidária com a nossa decrepitude. Até que chega o dia em que, pela janelinha do caixão, a cara nos fará o derradeiro e definitivo ato em nosso nome, crua, digna, fria como uma lápide. Mas aí, então, já não estaremos lá para agradecê-la.

15.5.07

[Ubuntu] Studio Released


Finalmente chegou!
O Ubuntu Studio foi lançado agora em maio e promete muito. Segundo o Webtunga, "esta versão ocupa uns generosos 860MB e vem cheia de ferramentas para som, vídeo e imagem. Na instalação do Ubuntu Studio podemos escolher o tipo de sistema que queremos; se queremos um sistema virado para o som (com um kernel com baixa latência), um sistema virado para o vídeo ou um sistema virado para a imagem. Este tipo de setup é semelhante à versão server do Ubuntu."

Mirrors Ubuntu Studio

11.5.07

[Correção] EstriCnina


estricnina

do Gr. strýknos, erva-moura

s. f.,
alcalóide incolor, cristalino, ligeiramente solúvel, bastante venenoso, extraído da noz vómica, da fava-de-santo-inácio ou de outras plantas do género estricno.

fonte: http://www.priberam.pt/DLPO/

Pois é, quem acompanha o blog deve ter notado que eu escrevia o nome da banda Cicuta sem EstriQUInina, e pelo que estamos vendo a palavra certa é estriCnina.

Então, agora considerem os EstriQUIninas escritos abaixo como estriCnina.

:)

7.5.07

[Vídeo] Cicuta sem Estriquinina - O porco

Vejam o vídeo do meu projeto de música eletrônica com software livre - Cicuta sem Estriquinina. O vídeo e o audio não estão 100% mas ta valendo! Em breve vou organizar tudo o que eu peguei desse evento lá no Teatro do Parque e vou jogar na rede.

"O Porco" foi a primeira música produzida pela banda.






Carol Lopes ( Percussão e Voz )
Igor Lopes ( Voz e Peformance )
Joaninha ( Percussão, Voz e Cavaquinho )
Ricardo Brazileiro ( Programações, Contra-Baixo e Efeitos )

[Pin-UP] Você também quer ser uma?


Qual o porquê de uma adolescente, entre 15 a 20 anos, criar um perfil em uma página na internet para divulgar seu auto-retrato com fotos sensuais e/ou sexies de seu próprio corpo? Seria uma necessidade ou desejo?

Esse sites são de empresas que disponibilizam um serviço gratuito. Sabemos que há uma especulação no mercado de máquinas fotográficas digitais, que utilizam os “fotologs” como isca, para aumentarem o número de vendas.

Não podemos esquecer que existe uma banalização no uso da imagem feminina,...

Leia o texto completo de Valério Cicqueira para o Overmundo

4.5.07

[Apresentação] Ana Flávia

Aqui estou eu!!! Pronta para colaborar da melhor maneira possível com este varal informativo, reflexivo, cultural, artístico, digital, livre e tudo o mais... Sou Ana Flávia, arte-educadora, apaixonada pelas diversas artes e deslumbrada com as expressões populares de Pernambuco e da minha cidade, Belo Jardim.
Sempre que puder, colocarei aqui minhas impressões, pensamentos, opiniões.
É isso! Espero corresponder às expectativas.
Até mais.

[Linux] Dell & Ubuntu

A Dell vai comercializar seus PC's e Notebooks com Ubuntu.


Até parece que eles descobriram o Linux agora...

2.5.07

[Novidades] Nova integrante

Olá pessoal, primeiramente perdão pela demora para pendurar aqui no Varal, o mês de Abril foi muito apertado pra mim. O bom é que tive um tempo agora e estou escrevendo.

Então, pelo título do post já posso adiantar que temos uma nova integrante no blog. Ana Flávia será mais uma colaboradora do Varal e vai escrever sobre Artes - em especial de teatro - área de sua formação acadêmica e também sobre qualquer coisa que ela achar interessante pendurar aqui no blog.

13.4.07

[Música] Hoje tem Mutantes!

Hoje tem Mutantes em Recife!


Ah, e de quebra tem Nação Zumbi, que promete um show que vai do Radio S.A.M.B.A até o Futura

Tu vai perder é?

11.4.07

[Web] Aplicações Online

Há muito tempo os Sistemas Operacionais e Editores de Texto/Planilha são umas das principais aplicações utilizadas por usuários,empresas e profissionais.

Depois da estabilidade dos conceitos da web2.0, a tendência é que a internet seja um grande Sistema Operacional onde todos os usuários terão seus arquivos, ferramentas e pacotes disponíveis online. Alguns sistemas já estão em testes, como o YouOS.



Será que vale a pena usar essas aplicações online?
Na minha opinião, vale muito. Vejamos, o Google possui o seus pacotes de escritório online, Docs e Spreadsheets. Ultimamente estou utilizando o Google Docs para fazer meus relatórios de trabalho e pesquisa e estou muito satisfeito principalmente pela mobilidade que ganhei depois que passei a fazer meus registros online. Agora não preciso mais usar o pendrive para salvar um trabalho, nem me preocupar em deletar o arquivo da máquina ou ainda mais profundo, não preciso mais de um sistema operacional com pacote de escritório instalado.

Ou seja, começar a usar ferramentas online é de grande importância para que os usuários formem opiniões para melhorar/validar ainda mais esses novos serviços. Se você ainda não experimentou é interessante ir se acostumando pois logo mais tudo isso vai ser bastante normal.

4.4.07

[Linux] Vem aí o Ubuntu Studio

Junto com o Ubuntu 7.04 (Feisty Fawn) será lançado o Ubuntu Studio, uma versão customizada do Ubuntu 7.04 preparada para trabalhar com Audio, Vídeo e Gráficos.

A proposta do Studio é conquistar os usuários do Ubuntu e de outros sistemas que trabalham com Design de Audio e Vídeo. Seria um produto para brigar com o Mac OS X?

Em relação ao sistema, o kernel já vem otimizado para trabalhar bem com audio, vídeo e gráficos, fator importante pois as aplicações precisam interagir em tempo real.

No Ubuntu Studio será possível: criar bases eletrônicas, efeitos sintetizados, editar e fazer gravações, samplear, criar e editar vídeos entre outras aplicações.

Pelo screenshot abaixo podemos ver mais ou menos o que contém no menu Audio e Vídeo:


Não tenho dúvidas que será a distribuição dos Designers de Audio e Vídeo Livre.

3.4.07

[Música] A Bahia da Eletrocooperativa

Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. Quem anda por aquelas ladeiras estreitas, de pedras irregulares, ouve sempre, ao fundo, o som das mãos negras batendo nos tambores. É como se ninguém quisesse esquecer de um tempo não muito distante em que as batidas lhes ardiam as costas... Mas de dentro de uma casinha amarela, no final de uma das ruas mais antigas da primeira cidade do Brasil, ouve-se um som diferente. As batidas dos tambores se misturam às bases eletrônicas. Nesta casa secular, passado e presente estão unidos para oferecer futuro a descendentes de escravos. O Pelourinho do século XXI é sinônimo de Inclusão Musical.

O INSTITUTO ELETROCOOPERATIVA é uma ONG que trabalha para transformar os jovens em cidadãos plenos, possibilitando a geração de renda através do processo de educação via música , tecnologia e arte digital. Desde 2003 a Eletrocooperativa trabalha com jovens de 16 a 24 anos, que vivem na periferia brasileira. São homens e mulheres com potencial artístico ou vontade real identificada.



Eletrocooperativa em Movimento



fonte: Eletrocooperativa

2.4.07

[Browser] Firefox crescendo


Firefox alcança 15% do mercado de navegadores, segundo a Net Applications

“A pesquisa é referente ao mês de março. Internet Explorer agora conta com 78,57% do market-share. Firefox alcança 15,10%, Safari 4,51%, Opera 0,80% e Netscape 0,70%. É possível verificar o histórico de pesquisas desde a primeira, em outubro de 2004. O estudo atual demonstrou uma leve estagnação do IE7, em comparação com os meses recentes. Por outro lado, o Firefox mantém uma tendência lenta e gradual de crescimento, sendo que apenas no último mês cresceu em quase 1 ponto percentual - o único navegador que aumentou sua participação, descontando-se o 0,01% do Opera. Informações adicionais sobre a pesquisa e a metodologia do estudo podem ser verificadas, clicando-se no link help da própria página da pesquisa (em inglês).”

fonte: br-linux.org

[Imagens] Se essa moda pega...

Qualquer dia vou cortar meu cabelo com esse cara...

Veja mais imagens

30.3.07

[Cultura] Outros baixios das bestas

Por André Dib, no Overmundo.

Estou sendo moralista e preconceituoso, ou a imagem acima é um atentado contra os direitos humanos?


Esta semana estive em Floresta, sertão de Pernambuco, e dei de cara com esse cartaz logo no posto de gasolina que serve de rodoviária de lá. Depois vi que estava espalhado em toda a cidade. Na montagem, as quatro mulheres ostentam nas nádegas o símbolo do artista, marcadas a ferro como gado.

Clique para Ler a matéria completa

Infelizmente são esses tipos de eventos que dão Ibope nas cidades e só vêm para derrubar todo o lado cultural do interior Pernambucano e Brasileiro. É verdade que esse é um dos símbolos da cultura de massa pregada atualmente pela na maioria das cidades interioranas de todos os estados, o forró safado, pornô e aculturado. Tudo isso se reflete na falta de informação dos próprios moradores, na cultura machista pregada pelas famílias, na banalização do sexo e na falta de mais incentivo cultural para as cidades.

29.3.07

[Linux] A evolução social do Linux, Parte 1

O Guia do Hardware publicou a primeira parte do artigo "A evolução social do Linux"

O Linux é um dos "mundos" que mais evoluem em termos de novidades e velocidade, movido pela comunidade. Porém, quem não acompanha este processo, acaba por ser um vetor contrário à esta força, e tal fator prejudicial concentra-se no pré-conceito das pessoas com relação ao pinguim. Vamos discutir o porquê da histórica tendência de rejeição pessoal do Linux, suas consequências - e como curar as causas.
Confira por completo.

Achei muito interessante a proposta desse artigo, visto que, ainda hoje há um certo preconceito de quem utiliza outros sistemas operacionais, não livres. Espero ver nas outras partes as dificuldades para criar, o esforço criativo para solucionar os problemas e as plataformas livres como fonte geradora de conhecimento.


[Vídeo] Windows Vista vs Ubuntu

Publicaram no Youtube um vídeo muito interessante mostrando o poder de efeitos gráficos dos desktops dos sistemas operacionais: Windows Vista e Ubuntu. Eles utilizam como gerenciador de janelas o AERO e o BERYL respectivamente para aplicar esses efeitos loucos.




Lógicamente que pra mim o Ubuntu ganhou, tanto na beleza quanto na velocidade da operação.

[Música] Homem Binário


Homem Binário será o nome do álbum do projeto que Lúcio Máia (Nação Zumbi) vai lançar pela trama.

Do site trama.com

Desde 2004 Lucio Maia, o inquieto guitarrista da Nação Zumbi, vem compondo algumas músicas e gravando em seu estúdio caseiro. Dois anos e meio depois, com material para um disco triplo, Lucio selecionou onze músicas, deu um trato e assim nasceu o Maquinado. O álbum, batizado de "Homem Binário", é uma alusão à linguagem do chip, que é transcrita através da combinação entre esses dois números.

Maquinado é um trabalho idealizado e produzido por Lucio, mas com muitas participações: Jorge Du Peixe, Rodrigo Pfunk, Speddy, Siba, Rica Amabis, Dengue, Scotth Hard (que mixou os dois álbuns mais recentes da Nação Zumbi) e muitos outros.

Maquinado será lançado pela Trama ainda nesse semestre.



Estou no aguardo.

28.3.07

[Música] Gen, do projeto Cicuta Sem Estriquinina!

Cicuta Sem Estriquinina é um projeto pernambucano que produz música eletrônica com softwares livres, acompanhada de instrumentos analógicos e percussivos. A idéia é misturar esses elementos e produzir sons experimentais e psicodélicos.

Gen é uma referência ao personagem do escritor e desenhista Keiji Nakazawa. A versão para download só contém as bases eletrônicas. Clique aqui para baixar a base.

A banda é formada por:
Ricardo Brazileiro (Programações, Baixo e Efeitos)
Igor Lopes (Vozes e Efeitos)
Carol Lopes (Percussão, Vozes e Efeitos)
Joaninha (Cavaquinho, Percussão, Vozes e Efeitos)


( Veja meu acervo no estudiolivre.org )

[Inclusão] Semana da Inclusão Digital

Semana da Inclusão Digital

Mais do que computadores, conhecimento que transforma é o mote da Semana da Inclusão Digital que o CDI promove entre os dias 25 e 31 de março de 2007. A programação tem diversos objetivos, como o de democratizar o acesso às tecnologias da informação e comunicação e discutir o seu papel no mundo de hoje, sobretudo nos países que enfrentam o desafio do apartheid digital.


Além da tradicional oferta de Internet gratuita à população para prestação de serviços diversos (relativos a documentos e processos), os comitês do CDI promoverão palestras, seminários, chats, oficinas, mostra de vídeos, gincana digital, feira de empregabilidade, exposições, caminhadas, shows de música e dança, apresentações teatrais, campanhas de saúde e lançamentos de jornais. Também estão previstas atividades simbólicas, como o abraço da inclusão digital, que inspiram a solidariedade e convidam a sociedade a se unir à causa.

Leia o texto completo

Fonte: CDI
Imagem desenvolvida no programa de edição vetorial Inkscape

[Música] Vinheta - Construção do Carnaval

Estou disponibilizando a Vinheta - A Construção do Carnaval construída por mim(Ricardo) com a direção minha e de Natália Lopes(Diretora do Vídeo).

A Vinheta foi elaborada para um trabalho de conclusão de curso de Radio e TV da UFPE. O Vídeo mostra a Construção do Carnaval, em todos os sentidos. Vou tentar pegar a sinopse completa para postar.

A Vinheta mescla maracatu, frevo e afro, apoiando no saudosismo do carnaval. Ela foi produzida utilizando os softwares Hydrogen e o ZynaddsubFX, todos programas livres.

Em breve estarei disponibilizando mais do meu acervo.

27.3.07

[Eventos] FISL 8.0 e Criei, Tive Como!


Nos dias 12, 13 e 14 de abril vai acontecer o 8 Forum Internacional de Software Livre. Com o slogan "Tecnologia que Liberta". Vai acontecer em Porto Alegre/RS.

A grade da programação está muito boa e vale muito conferir.


Paralelo ao FISL 8.0, vai rolar o 2° Festival Multimídia de Cultura Livre do Brasil, o CRIEI, TIVE COMO!



Veja aqui a matéria publicada no site do Forum:

Música, criação compartilhada, cinema, vídeos, programas de TV e de rádios comunitárias. Todas as artes digitais, produzidas com o software livre, farão parte do Criei, Tive Como! - Segundo Festival Multimídia de Cultura Livre do Brasil, que acontece entre os dias 12 e 14 de abril, em Porto Alegre, RS, simultaneamente ao 8º Fórum Internacional Software Livre (FISL 8.0), um dos maiores da área.

Um dos pontos altos do festival é a mostra de filmes e vídeos licenciados para livre distribuição. As inscrições para participar da mostra foram prorrogadas até o dia 30 de março. Serão aceitos vídeos e filmes curta, média ou longa metragem, nos gêneros ficção, documentário, musical, animação e experimental. A chamada de trabalho pode ser encontrada no site http://www.softwarelivre.org/news/8808. À critério da organização, a programação também poderá ser disponibilizada na Internet. As obras devem ser enviadas para o email: videoctc@gmail.com.

Estúdio terá programas de Tv e rádios comunitárias
No estúdio da Tv Criei, Tive Como! , no pavilhão do (FISL 8.0), serão produzidas entrevistas ao vivo com artistas e personalidades presentes ao fórum. Programas ao vivo também serão veiculados por rádios comunitárias. A programação especial será do Cine Falcatrua, projeto de extensão universitária, organizado por alunos de diferentes cursos da Universidade Federal do Espírito Santo.

Mombojó e DJ Dolores no show de abertura
O show do Criei, Tive Como! deste ano é de alto poder combustível. A festa, que acontece no dia 12 de abril, às 20h, no Teatro do Sesi, será embalada pelas guitarras, computadores e cavaquinhos da banda pernambucana Mombojó, uma das primeiras no país a aderir à tendência de se fazer música com produção e distribuição independentes, e a disponibilizar em seu site o download gratuito de suas criações, e arquivos de faixas sob a licença Creative Commons.

O DJ Dolores também apresentará sua fusão de música eletrônica com ritmos regionais do Nordeste. E, para completar, estarão no palco os DJs Lucio K, do Rio de Janeiro, e JC, da África do Sul, vencedores do primeiro concurso Overmix de música eletrônica, promovido pelo Overmixter, através do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV e do Overmundo, em parceria com o ccMixter/África do Sul. O ingresso é gratuito.

A mostra Criei, Tive Como! tem como principal objetivo consolidar um espaço de exibição e difusão da produção audiovisual livre das restrições do copyright tradicional. O curador do festival é o coordenador do Creative Commons no Brasil e do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, Ronaldo Lemos. O festival, uma realização da produtora Mil e Uma Imagens, em parceria com FISL, Creative Commons, Overmundo e Tangolomango, com patrocínio da Petrobras e apoio da Fundação Getúlio Vargas e do PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) da UFRJ.

Serviço Show:
Dia: 12 de abril
Local: Teatro do Sesi - Av. Assis Brasil, nº 8.787 - B. Sarandi - Porto Alegre
Hora: 20h
Ingresso: Entrada franca

fonte: FISL 8.0


Eu estarei inscrevendo uma vinheta e algumas músicas para o Criei, Tive Como! Se for em aprovadas, vou fazer de tudo para ir.

5.3.07

[Retorno] de volta..

Estou de volta!
Depois de alguns meses de correria, férias, carnaval, decidir voltar a escrever.

O blog continua com a temática voltada para as tecnologias livres e suas adjacências.

Durante esse tempo que não postei, vivenciei novos desafios e prometo escrever sobre.

Um dos desafios é um projeto musical que é operado por softwares( sequenciadores, sintetizadores, efeitos..) livres, juntamente com instrumentos analógicos e de percussão.

Em breve vou falar mais sobre esse projeto chamado Cicuta Sem Estriquinina.

é isso.