Nos dias 12, 13 e 14 de abril vai acontecer o 8 Forum Internacional de Software Livre. Com o slogan "Tecnologia que Liberta". Vai acontecer em Porto Alegre/RS.
A grade da
programação está muito boa e vale muito conferir.
Paralelo ao FISL 8.0, vai rolar o 2° Festival Multimídia de Cultura Livre do Brasil, o
CRIEI, TIVE COMO!Veja aqui a matéria publicada no site do Forum:Música, criação compartilhada, cinema, vídeos, programas de TV e de rádios comunitárias. Todas as artes digitais, produzidas com o software livre, farão parte do Criei, Tive Como! - Segundo Festival Multimídia de Cultura Livre do Brasil, que acontece entre os dias 12 e 14 de abril, em Porto Alegre, RS, simultaneamente ao 8º Fórum Internacional Software Livre (FISL 8.0), um dos maiores da área.
Um dos pontos altos do festival é a mostra de filmes e vídeos licenciados para livre distribuição. As inscrições para participar da mostra foram prorrogadas até o dia 30 de março. Serão aceitos vídeos e filmes curta, média ou longa metragem, nos gêneros ficção, documentário, musical, animação e experimental. A chamada de trabalho pode ser encontrada no site http://www.softwarelivre.org/news/8808. À critério da organização, a programação também poderá ser disponibilizada na Internet. As obras devem ser enviadas para o email: videoctc@gmail.com.
Estúdio terá programas de Tv e rádios comunitárias
No estúdio da Tv Criei, Tive Como! , no pavilhão do (FISL 8.0), serão produzidas entrevistas ao vivo com artistas e personalidades presentes ao fórum. Programas ao vivo também serão veiculados por rádios comunitárias. A programação especial será do Cine Falcatrua, projeto de extensão universitária, organizado por alunos de diferentes cursos da Universidade Federal do Espírito Santo.
Mombojó e DJ Dolores no show de abertura
O show do Criei, Tive Como! deste ano é de alto poder combustível. A festa, que acontece no dia 12 de abril, às 20h, no Teatro do Sesi, será embalada pelas guitarras, computadores e cavaquinhos da banda pernambucana Mombojó, uma das primeiras no país a aderir à tendência de se fazer música com produção e distribuição independentes, e a disponibilizar em seu site o download gratuito de suas criações, e arquivos de faixas sob a licença Creative Commons.
O DJ Dolores também apresentará sua fusão de música eletrônica com ritmos regionais do Nordeste. E, para completar, estarão no palco os DJs Lucio K, do Rio de Janeiro, e JC, da África do Sul, vencedores do primeiro concurso Overmix de música eletrônica, promovido pelo Overmixter, através do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV e do Overmundo, em parceria com o ccMixter/África do Sul. O ingresso é gratuito.
A mostra Criei, Tive Como! tem como principal objetivo consolidar um espaço de exibição e difusão da produção audiovisual livre das restrições do copyright tradicional. O curador do festival é o coordenador do Creative Commons no Brasil e do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, Ronaldo Lemos. O festival, uma realização da produtora Mil e Uma Imagens, em parceria com FISL, Creative Commons, Overmundo e Tangolomango, com patrocínio da Petrobras e apoio da Fundação Getúlio Vargas e do PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) da UFRJ.
Serviço Show:
Dia: 12 de abril
Local: Teatro do Sesi - Av. Assis Brasil, nº 8.787 - B. Sarandi - Porto Alegre
Hora: 20h
Ingresso: Entrada franca
fonte:
FISL 8.0Eu estarei inscrevendo uma vinheta e algumas músicas para o Criei, Tive Como! Se for em aprovadas, vou fazer de tudo para ir.